Caro Participante,
Como é de conhecimento de todos, o Mercado Mundial está enfrentando quedas expressivas em suas bolsas de valores, em consequência da pandemia do coronavírus, disputa do petróleo, etc. Estamos atentos, e nossos gestores de contas estão atuando de forma cautelosa e realizando os devidos ajustes diante do cenário atual, sem perder de vista a estratégia de curto, médio e longo prazo.
Nos dias de maior volatilidade, buscam intensificar ainda mais a disciplina de pesquisa e análise do real impacto nos resultados das empresas em que investimos, para assim tomarem qualquer decisão de mudança estrutural de portfólio.
Nossos gestores buscam ter um portfólio equilibrado, formado por empresas geradoras de caixa, previsíveis, com baixo endividamento, vantagens competitivas, etc.
Sabemos, porém, que essas empresas apesar de não terem seus valores estruturais de longo prazo afetados, sofrerão forte correção nos seus valores de mercado no curto prazo, como, de fato, já vem ocorrendo.
O momento atual requer cautela, nesse contexto, as bolsas de valores no mundo passam por sucessivos circuit breakers, uma vez que muitos negócios sofrerão parada repentina no curto prazo. Ao mesmo tempo, essa possibilidade de parada repentina pode representar para determinadas empresas uma elevação ao limite do stress nos seus mercados de crédito, o que, possivelmente, demandará a atuação enérgica dos bancos centrais e governos ao redor do mundo para conter esse stress.
Nossos gestores seguem atentos às oportunidades que podem surgir, buscando minimizar o risco do portfólio. Embora muitos investidores estejam preocupados com o cenário, especialistas sugerem que é um bom momento para investir na bolsa. Temos que manter nossa visão de longo prazo, mas sem perder de vista nossa aptidão e tolerância a riscos.
Gerdau Previdência